Notícias de saúde

Televisão é causa de aumento da obesidade nas crianças

14 de março de 2007 (Bibliomed). O advento da televisão, em meados do século passado, trouxe um inegável ganho para a sociedade. Configurou-se uma melhora na agilidade e qualidade dos meios de informação de massa, bem como acrescentou uma opção de lazer para a maioria das pessoas. No entanto, a cultura televisiva é atualmente bastante questionada, tanto pelo conteúdo da programação da maioria das emissoras, quanto pelas modificações dos hábitos de vida decorrentes do costume de assistir televisão.

Padrões de vida sedentários, como o hábito constante de assistir televisão, podem estar associados a mudanças no padrão alimentar, sobretudo das crianças. Tal atitude condiciona as crianças a ingerir uma quantidade de calorias maior que a necessária, segundo afirmam um grupo de pesquisadores norte-americanos que escreveram um estudo na revista American Journal of Clinical Nutrition em Fevereiro de 2007.

Pela pesquisa percebeu-se que as crianças que cultivavam o hábito de se divertir na frente da televisão, se alimentavam com comidas bastante calóricas, como sanduíches, de forma bem mais freqüente que aquelas que não tinham costume de assistir televisão por longos períodos do dia. Tal achado associa-se com aumento da obesidade nas crianças, que assistem televisão de forma excessiva.

Os autores concluem que o hábito de assistir televisão está associado com uma desabituação das práticas alimentares saudáveis, o que conduz a aumento da carga calórica ingerida e pode relacionar-se a repercussões negativas no futuro.

Fonte: American Journal of Clinical Nutrition 2007; 85 (2): 355 – 361 (February).

Copyright © 2007 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários