Notícias de saúde

Anestesia faz sonhar!

22 de janeiro de 2007 (Bibliomed). Quando o indivíduo apresenta-se num estado de inconsciência, tal como ocorre no coma ou na anestesia geral, apesar de estar impossibilitado de interagir com o meio ambiente que o cerca, seu sistema nervoso continua a funcionar. Muitos dos reflexos ainda permanecem ativos, porém existem dúvidas se a pessoa inconsciente apresenta sua capacidade de lembrar-se de imagens ou memórias preservadas.

Para avaliar se a anestesia induziria a sonhos e se esta situação se relacionaria ao grau de anestesia (profunda ou superficial) a que a pessoa estava sendo submetida, uma grupo de pesquisadores escreveu um trabalho, publicado na revista Anesthesiology, de Janeiro de 2007.

O trabalho teve por objetivo avaliar a veracidade desta afirmação. Foram escolhidos 300 voluntários, com idades entre 18 e 50 anos, que revelaram suas experiências quando sob anestesia geral. 20% dos voluntários tiveram sonhos idênticos aos habituais, a maioria de caráter agradável e prazeroso. Acredita-se que os sonhos ocorreram durante o período de recuperação anestésica.

Além disso, os autores do trabalho concluíram, que o fato de sonhar, não tinha relação com a profundidade da anestesia, ou seja, independeu do tipo e quantidade de anestésico usado no procedimento.

Fonte: Anesthesiology; 106 (1) : 33 – 42, January 2007.

Copyright © 2007 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários