Notícias de saúde

Cães ajudam a tratar a alergia de crianças

20 de dezembro de 2006 (Bibliomed). As endotoxinas são componentes naturais produzidas por bactérias. Alguns autores acreditam que a exposição a estes componentes possa estimular o sistema imune (sistema de defesa do organismo).

As crianças pequenas, que moram em casas com mais de um cão, podem ter uma menor probabilidade de desenvolverem alergias. Esta foi a conclusão de um novo estudo, publicado na edição on-line da revista Journal of Allergy and Clinical Immunology.

Em seu estudo, pesquisadores da área de imunologia da Universidade de Cincinati, nos Estados Unidos, procuraram observar os efeitos da presença de cães no surgimento de quadros respiratórios, acompanhados de sibilos, em 532 crianças jovens, com média de idade de 12,5 meses, com alto risco de desenvolverem alergias, devido a seus pais apresentarem este tipo de quadro.

As crianças pequenas, vivendo em um ambiente com dois ou mais cães, e um alto nível de endotoxina domiciliar (dosada na poeira ambiental), têm uma probabilidade um terço menor de desenvolverem crises de alergia respiratória, do que as crianças que vivem em ambientes sem cães.

Os autores não sabem explicar como e porque a exposição a altos níveis de endotoxinas bacterianas, acompanhada da presença de cães no ambiente domiciliar, exerce um efeito protetor nestas crianças de alto risco.

Fonte: Journal of Allergy and Clinical Immunology. DOI: 10.1016/j.jaci.2006.08.006.

Copyright © 2006 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários