Notícias de saúde

Trocar noite pelo dia faz morrer mais cedo

24 de novembro de 2006 (Bibliomed). O jet lag e o trabalho em turnos (plantões) podem ser mais perigosos do que as pessoas pensam, sugere uma pesquisa com animais de laboratório. Isto é o que revela estudo publicado na revista Current Biology, de novembro de 2006.
Pesquisadores da Universidade da Virgínia avaliaram que, uma troca no horário, de seis horas tempo, uma vez a cada semana, por até oito semanas, acelera a morte em camundongos mais velhos. A troca nos turnos de tempo geralmente não é fatal para animais jovens.

No estudo, 53% dos camundongos mais velhos, colocados em um esquema de horário com avanço do tempo, morreram em 8 semanas, quando comparados com 17% dos camundongos mais velhos, que mantiveram um horário normal.

Os investigadores concluíram, que as diferenças dramáticas na morbidade, associadas a avanços do relógio biológico, levantam uma discussão importante sobre a segurança de trabalhadores, que necessitam efetuar trocas de horários e as conseqüências desta situação para a saúde, a longo prazo, para tripulantes de linhas aéreas, que cruzam zonas de tempo.

Fonte: Current Biology, Nov. 7, 2006; vol 16: pp R914-R916.

Copyright © 2006 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários