Notícias de saúde

Envelhecimento mundial

31 de outubro de 2006 (Bibliomed). À medida que melhoram os tratamentos médicos e a prevenção das doenças, cresce também a longevidade da população.

A população americana atingiu, na semana passada, 300 milhões de pessoas, de acordo com o U.S. Census Bureau. Comparativamente, quando a população americana atingiu 100 milhões de pessoas, no ano de 1915, a expectativa de vida era de 54 anos. No ano de 1967, a população dos EUA era de 200 milhões de pessoas, e a expectativa de vida chegou aos 70 anos. Atualmente, a expectativa de vida da população americana atingiu quase 78 anos de idade, e provavelmente esta longevidade tende a crescer.

Em todo mundo, a expectativa do de vida tem se elevado de maneira constante desde 1840, numa taxa de aumento de cerca de 2 anos por década. Naquele ano, a expectativa de vida mais longa em todo mundo, ocorria entre as mulheres suecas, que atingiam uma média de 45 anos de idade.

Mudaram também as causas de morte. No início do século XX, ocorria uma grande mortalidade entre bebês e crianças, causada por doenças infecciosas. Hoje, a morte é predominante entre as pessoas mais velhas, e as causas principais são o câncer e as doenças cardiovasculares.

Os especialistas em envelhecimento dizem que nos próximos 40 anos, habitantes de nações industrializadas, com bons serviços de saúde, viverão pelo menos 100 anos.

Fonte: Geriatrics and Clinical Gerontology Program, National Institute on Aging, NIH, Washington. CDC

Copyright © 2006 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários