Notícias de saúde

Tuberculose sem tratamento

13 de setembro de 2006 (Bibliomed). A Organização Mundial de Saúde (OMS) acaba de revelar o surgimento de formas de tuberculose altamente resistente a drogas, que seriam virtualmente incuráveis.

Segundo divulgado pela OMS, existem preocupações acerca de cepas altamente resistentes de Tuberculose (TB), devido a descobertas recentes com a cepa XDR-TB. Esta cepa deixa os pacientes (inclusive muitos deles portadores do HIV, o vírus que causa a AIDS) torna os medicamentos contra a tuberculose (anti-TB), atualmente disponíveis, completamente ineficazes.

Cepas de tuberculose chamadas de MDB-TB (Tuberculose Resistente a Múltiplas drogas) são aquelas resistentes a pelo menos duas drogas anti-TB de primeira linha, a isoniazida e a rifampicina. A sigla XDR-TB (Tuberculose Extremamente Resistente a drogas) se refere a uma cepa MDB-TB que também é resistente a três ou mais das seis classes de drogas anti-TB de segunda linha.

Para ler toda a informação relativa ao assunto, no website da Organização Mundial de Saúde, visite o endereço http://www.who.int/mediacentre/news/notes/2006/np23/en/index.html .

Fonte: OMS _ Organização Mundial de Saúde

Copyright © 2006 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários