Notícias de saúde

Quem deve receber a nova vacina contra o HPV?

30 de agosto de 2006 (Bibliomed). HPV é DST, que é mais freqüentemente transmitida, tanto nos EUA, quanto em todo o resto do mundo. O CDC (Centers for Disease Control and Prevention) estima que aproximadamente 6.2 milhões de Americanos são infectados a cada ano pelo HPV. De acordo com estas estatísticas é provável que uma pessoa tenha uma infecção ou mais por HPV, em algum momento de sua vida, durante os primeiros anos de atividade sexual. Conseqüentemente meninas adolescentes representam o grupo que mais deverá se beneficiar com a vacinação contra o HPV.

Meninos adolescentes também são potenciais candidates à imunização, já que tanto homens quanto mulheres são portadores assintomáticas do HPV, mas atualmente a FDA (food and drug administration, órgão americano equivalente à nossa ANVISA) não incluiu os rapazes no programa de vacinação. O beneficio direto da vacinação em homens não é tão grande quanto em mulheres, já que o câncer de pênis é bem mais raro em homens, que o câncer de colo de útero em mulheres. No entanto a vacinação também de homens jovens irá reduzir por conseqüência o HPV nas mulheres.

Os resultados da vacinação, medindo se a quantidade de portadores, só deverão ser vistos uns 20 anos após uma vacinação em massa. Mesmo assim, os resultados da diminuição do câncer em mulheres só serão vistos após muitas décadas.

Fatores que dificultam a vacinação em massa são, seu custo ($300 to $500 dólares) e fatores culturais de aceitação da vacina. Além disso, a duração da proteção ainda não é conhecida, e estima se que seja de aproximadamente 3 a 5 anos

A vacina a longo prazo, deverá trazer benefícios, mas os grupos de maior risco, como as mulheres atualmente em fase adulta, provavelmente não serão afetadas.

A distribuição da vacina, mesmo associada a uma contínua prevenção contra o HPV, pode não ser suficiente para erradicar o câncer uterino.

Medscape Nurses, Who Should Receive the New HPV Vaccine? Patricia (Pat) A. Camillo, PhD, RN, APRN-BC President and CEO, Allwise Publishing Incorporated, New York, NY 09/08/ 2006

Copyright © 2006 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários