Notícias de saúde

Chiclete melhora o pós-operatório em cirurgias de ressecção intestinal

06 de março de 2006 (Bibliomed). Mascar chiclete pode acelerar a recuperação de pacientes submetidos a cirurgia no intestino, segundo estudo realizado por pesquisadores do Santa Barbara Cottage Hospital, na Califórnia, EUA.

Na pesquisa, foram acompanhados 34 pacientes que se submeteram a cirurgias para retirada de um segmento do intestino para tratamento de diverticulite recorrente ou câncer. Pacientes submetidos a cirurgia abdominal geralmente sofrem de vômitos, dores e muitas vezes ficam impossibilitados de comer ou beber qualquer coisa durante alguns dias. Entre os pacientes que participaram do estudo - e mascaram chicletes sem-açúcar, três vezes ao dia, durante o pós-operatório - nenhum desses problemas foi registrado.

Segundo os autores do trabalho, o ato de mastigar estimula o sistema nervoso a comandar a liberação dos hormônios responsáveis pela ativação do sistema gastrintestinal.

O estudo foi publicado na edição mais recente da revista Archives of Surgery e mostrou que os pacientes que mascaram chiclete deixaram o hospital, em média, 4 dias após o procedimento cirúrgico, dois dias antes do que aqueles que não participaram da pesquisa.

Fonte: Archives of Surgery. 2006;141:174-176.

Copyright © 2006 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários