Notícias de saúde

Gripe aviária se dissemina mais facilmente do que se acreditava

24 de janeiro de 2006 (Bibliomed). A gripe aviária pode se disseminar dos pássaros para os seres humanos mais facilmente do que se esperava. Isso é o que foi descoberto em uma nova pesquisa publicada na edição de 9 de janeiro da revista Archives of Internal Medicine.

O objetivo do estudo era analisar a associação entre a enfermidade similar à gripe, definida com tosse e febre, e a exposição a aves doentes ou mortas.

Os achados provêm de uma área rural do Vietnã onde as aves tiveram a doença causada pelo vírus H5N1. Foram estudados 45.478 habitantes locais.

Foi perguntado às pessoas se eles haviam tido qualquer sintoma gripal nos últimos seis meses e se eles haviam mantido ou manuseado qualquer ave durante este período. Qualquer pessoa que respondesse "sim" a uma das perguntas foi entrevistada pessoalmente.

Nos resultados encontrados, os investigadores foram capazes de atribuir entre 650 a 750 casos de sintomas gripais ao contato com aves doentes ou mortas.

Os dados epidemiológicos são consistentes com transmissão do vírus gripal para humanos, e sugerem que esta transmissão possa ser mais comum que antecipado; entretanto, um contato íntimo com as aves mortas ou doentes parece ser necessário.

Fonte: Archives of Internal Medicine 2006;166:119-123.

Copyright © 2006 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários