Notícias de saúde

Pesquisadores criam uma nova mama a partir de células tronco

17 de janeiro de 2006 (Bibliomed). Cientistas australianos informaram que uma mama completamente funcionante foi criada a partir de células tronco mamárias em camundongos fêmeas.

A informação publicada na revista Nature poderá possibilitar uma nova abordagem dos tumores e das reconstruções da mama. A pesquisa sugere que os tumores da mama poderiam ser ativados por células tronco mamárias, as quais são difíceis de serem destruídas com a quimioterapia usual, e que depois "resemeiam" a mama com células do tumor quando o paciente aparentemente se encontre em fase de remissão do câncer.

Se os achados se mostrarem aplicáveis à seres humanos, os cientistas esperam desenvolver drogas que atuem nas células tronco anormais de mama, não só para eliminar tumores, mas também o tecido fonte do qual eles surgem.

Segundo os investigadores, o real impacto dos achados está na criação de novas bases para entender a célula que origina o câncer da mama - e a possibilidade de desenvolver novas drogas que atuem contra esta célula.

A longo prazo, poderia ser também possível usar células tronco mamárias para cultivar tecido da mama para cirurgias reconstrutoras depois de uma mastectomia, ou até mesmo para uso em operações plásticas de aumento dos seios.

Fonte: Nature 439, 84-88 (5 January 2006).

Copyright © 2006 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários