Notícias de saúde

Cirurgia Estética Pode Aliviar Enxaqueca

Por Amy Norton

NOVA YORK (Reuters Health) - Agora, um procedimento que se pensava ser estritamente estético, um lifting no rosto, pode aliviar mais do que uma testa enrugada. Cirurgiões plásticos afirmam que o procedimento pode dar alívio duradouro da enxaqueca.

Pesquisas já sugeriram que as enxaquecas podem ser tratadas com injeções de Botox, uma toxina usada cosmeticamente para paralisar os músculos e linhas transversais faciais. Agora, cirurgiões descobriram que o lifting, um procedimento cirúrgico para remover o músculo entre as sobrancelhas, não só acaba com as "linhas de olhar carrancudo" como também pode eliminar as enxaquecas.

Em uma revisão de 314 pacientes que fizeram lifting na testa, médicos descobriram que entre as 39 que sofriam de enxaqueca antes da cirurgia, 80 por cento observaram melhora dos sintomas ou desaparecimento dos mesmos após o procedimento.

O coordenador do estudo, Bahman Guyuron, disse que decidiu analisar a ligação após dois pacientes terem dito a ele que gostaram de suas novas testas, mas que gostaram mesmo do alívio da enxaqueca.

Guyuron e sua equipe, da Universidade Case Western Reserve, em Cleveland, Ohio, relatam suas descobertas na edição de agosto de Plastic and Reconstructive Surgery.

Eles iniciaram um ensaio que utiliza a cirurgia para tratar enxaquecas. O primeiro procedimento será realizado no final do mês, disse Guyuron. De acordo com Guyuron, "não há um lado negativo" na cirurgia.

E não há cicatrizes visíveis. Cirurgiões podem remover o músculo fazendo uma incisão no crânio ou na prega da pálpebra superior, afirmou Guyuron.

O cirurgião acredita que a cirurgia plástica alivia enxaquecas removendo um dos componentes no "efeito dominó" que desencadeia as enxaquecas.

Acredita-se que o nervo trigêmeo, que é encontrado na face, nos olhos, no nariz, na boca e nos maxilares, está envolvido na enxaqueca. A estimulação do nervo desencadeia a liberação de substâncias químicas que aumentam a sensibilidade do nervo.

A nervo trigêmeo também passa pelo músculo que é removido no lifting da fronte. Portanto, este músculo pode contribuir para o início de enxaquecas comprimindo o nervo trigêmeo e removendo o músculo remove-se um desencadeador de enxaqueca. Disse Guyuron.

Se a cirurgia estética consistir em um tratamento real da enxaqueca, afirmou Guyuron, "esperamos que planos e seguradoras de saúde considerem cobri-la".

Sinopse preparada por Reuters Health

Copyright © 2000 Reuters Limited. All rights reserved. Republication or redistribution of Reuters Limited content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters Limited. Reuters Limited shall not be liable for any errors or delays in the content, or for any actions taken in reliance thereon.

Faça o seu comentário
Comentários