Notícias de saúde

Proibido fumar nos filmes e na televisão da Índia

05 de julho de 2005 (Bibliomed). Certamente todos já viram atores de cinema fumando de maneira glamurosa, enquanto envolvidos em cenas de amor, ação, ou nas mais diversas situações. A influência sobre a juventude é imensa, propiciando a que os jovens venham a aderir ao vício do cigarro.

Agora, um país acaba de tomar uma decisão institucional a respeito do uso do tabaco nos filmes e na televisão: o governo da Índia resolveu banir o cigarro dos novos filmes produzidos no país e nas séries de televisão, à partir de 2 de outubro de 2005.

Citando estudos acerca de como os filmes influenciam as atitudes relacionadas ao uso do tabaco entre os jovens, o Ministério da Saúde indiano já vinha tentando de longa data que esta decisão fosse aprovada pelo Governo.

Estima-se na Índia existam 250 milhões de usuários do tabaco, mas somente 14% deles usam cigarros; o restante deles fuma produtos de tabaco artesanais, ou simplesmente mascam o tabaco. Estima-se que 800.000 pessoas morram no país a cada ano por causas relacionadas ao consumo do tabaco.

Fonte: British Medical Journal 2005;330:1468

Copyright © 2005 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários