Notícias de saúde

Filme Indiano Sobre Aids Rompe Padrão Tradicional de Hollywood

Por Maria Abraham

BOMBAIM (Reuters) - Um novo filme indiano financiado por um organismo humanitário internacional rompeu com o formato tradicional dos filmes de Hollywood, que sempre contêm cantos e danças, para retratar pacientes com Aids como pessoas reais com emoções positivas.

"Ek Alag Mausam" (Uma temporada diferente), filme em língua hindi que estreou em Bombaim na sexta-feira passada, uma semana antes do Dia Mundial de Combate à Aids, visa a conscientizar o público sobre a doença e transmitir uma mensagem positiva aos que vivem com Aids.

"O filme mostra o desejo dos pacientes com Aids e soropositivos de viverem como pessoas normais, realizando suas metas", disse o diretor do filme, K.P. Sasi.

Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), a Índia tem 3,7 milhões de pessoas com Aids e soropositivos, perdendo apenas para a África do Sul.

Financiado pela organização com sede em Londres ActionAid, o filme se baseia nas vidas de crianças e voluntários do abrigo para soropositivos e pessoas que vivem com Aids Jeevan Jyoti.

A história gira em torno do romance entre Aparna -- representada por Nandita Das, mais conhecida por seu papel de lésbica no filme indiano "Fire" -- e o caminhoneiro voluntário George, representado pelo conhecido ator indiano Rajit Kapur.

A ActionAid atua na Índia há mais de 25 anos e espera que o filme faça sucesso não apenas junto à crítica, mas também comercial. A organização procura distribuidores para lançar o filme na Índia e no exterior.

O diretor Sasi faz documentários há quase 20 anos e foi elogiado no Festival de Cannes de 1994 por seu filme "Illayum Mullum" (Folhas e Espinhos).

O abrigo de Jeevan Jyoti é dirigido na vida real pelo médico Machado, cujo otimismo consegue convencer os pacientes com Aids e soropositivos que o fato de terem Aids não significa que sua vida não passe de uma melancólica espera pela morte.

Sinopse preparada por Reuters Health

Copyright © 2000 Reuters Limited. All rights reserved. Republication or redistribution of Reuters Limited content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters Limited.

Faça o seu comentário
Comentários