Notícias de saúde

Novo medicamento controla síndrome metabólica e produz emagrecimento

13 de Junho de 2005 (Bibliomed). Foi apresentado ontem no 65º Congresso da American Diabetes Association em San Diego, Califórnia, mais um estudo envolvendo o medicamento Rimonabant (Acomplia ®, Sanofi-Aventis), que tem se mostrado eficaz para ajudar a controlar a obesidade em vários estudos clínicos, além de ser capaz de colaborar na suspensão do uso do tabaco.

Na pesquisa apresentada, a fase III do estudo RIO– Diabetes (RIO-Rimonabant In Obesity) envolveu 1045 pacientes portadores de diabetes tipo 2 (a diabetes do adulto). O estudo analisou os efeitos da droga sobre a gordura abdominal e o peso, sobre a taxa de glicose no sangue, sobre a hipertensão arterial, no HDL colesterol (o chamado "bom" colesterol) e na dosagem de triglicérides. A ocorrência de três ou mais alterações dentre estas 5 situações passa a constituir no indivíduo a chamada "Síndrome Metabólica".

O uso de 20 mg de Rimonabant ao dia, juntamente com o controle do diabetes com dieta e medicamentos, foi capaz de reduzir tanto o peso como a circunferência abdominal em aproximadamente 50% dos pacientes que receberam o remédio. Ocorreu ainda, após um ano de uso, uma importante diminuição da presença da Síndrome Metabólica, com a diminuição das taxas de glicose e triglicérides, aumento do HDL, e diminuição da hipertensão arterial. A presença da síndrome metabólica está associada a um apreciável aumento das taxas de mortalidade, principalmente por causas cardiovasculares.

O Rimonabant age no sistema endocanabinóide, bloqueando os chamados receptores CB1, presentes tanto no sistema nervoso como nas células musculares, gordurosas, e do fígado, e é fruto de uma longa pesquisa que se iniciou em 1994, com a identificação destes receptores.

A apresentação do estudo RIO-Diabetes complementa uma série de estudos RIO divulgados nos últimos dois anos; recentemente o estudo RIO-Europe, com excelentes resultados do Rimonabant no controle da obesidade em pacientes não-diabéticos foi publicado na revista The Lancet.

O laboratório farmacêutico planeja introduzir o medicamento nos mercados em 2006, sendo o lançamento no Brasil feito provavelmente em 2007.

Leia mais em Boa Saúde:

Nova droga promete vencer obesidade e tabagismo
http://www.boasaude.com.br/news/index.cfm?news_id=5211&mode=browse

Droga para emagrecimento é a nova arma dos médicos no combate à obesidade
http://www.boasaude.com.br/news/index.cfm?news_id=5756&mode=browse

Copyright © 2005 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários