Notícias de saúde

Antioxidante de Cerveja Pode Ser Eficaz, diz Estudo

Por Penny Stern

NOVA YORK (Reuters Health) - Um antioxidante da cerveja pode ser especialmente potente, de acordo com pesquisadores da Universidade Estadual de Oregon, em Corvallis. Os antioxidantes vem sendo relacionados a efeitos protetores contra a aterosclerose, o câncer, o envelhecimento, a inflamação, a doença de Parkinson e a doença de Alzheimer.

Pesquisas anteriores sugerem que o lúpulo, usado para fermentar a cerveja, contém algumas substâncias potencialmente úteis. Agora, Donald R. Buhler e sua equipe investigam se moléculas especiais da cerveja, chamadas de prenilcalconas e prenilflavononas, podem agir como antioxidantes.

Buhler disse que sua equipe descobriu que o xanthohumol, a principal prenilcalcona do lúpulo da cerveja, é um antioxidante mais poderoso do que o alfa-tocoferol (vitamina E) ou a genistein (um antioxidante da soja)".

Buhler destacou que, quando o xanthohumol está combinado à vitamina E, sua "potência...como um antioxidante é marcadamente aumentada".

Parece promissor? O único problema com o xanthohumol é que você teria que consumir cerca de "2 mil litros (de cerveja) por dia" para ingerir os recomendados 10 miligramas de xanthohumol diários "para obter a concentração efetiva que acione a atividade antioxidante", apontou Buhler.

Desse modo "beber cerveja não é uma boa maneira de obter benefícios antioxidantes do xanthohumol", afirmou Buhler. "Entretanto, é possível aumentar a quantidade de xanthohumol na cerveja usando lúpulo contendo altas concentrações da substância durante o processo de fermentação", disse Buhler.

"Mais prático", talvez, seja "tomar xanthohumol como um suplemento alimentar sozinho ou em combinação com a vitamina E", acrescentaram os pesquisadores.

Buhler destaca que os resultados da equipe "indicam a necessidade de estudos futuros sobre os benefícios potenciais destes...flavonóides. Nossos resultados com o xanthohumol sugerem que esta prenilcalcona deve ser estudada futuramente, devido a sua ação antioxidante e seus efeitos protetores contra os danos causados pelo oxigênio no corpo".

Sinopse preparada por Reuters Health

Copyright © 2000 Reuters Limited. All rights reserved. Republication or redistribution of Reuters Limited content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters Limited. Reuters Limited shall not be liable for any errors or delays in the content, or for any actions taken in reliance thereon.

Faça o seu comentário
Comentários