Notícias de saúde
24 de janeiro de 2005 (Bibliomed). Existe um desconhecimento alarmante sobre o câncer e a forma como se pode reduzir o risco da doença. Isso é o que revela um comunicado da organização Cancer Research UK divulgado na semana passada.
Segundo o comunicado, existem evidências científicas de que pelo menos a metade dos casos de câncer poderiam ser prevenidos. Mas esta mensagem precisa chegar ao grande público.
A organização realizou uma pesquisa onde questionaram 4 mil indivíduos e descobriram que 66 e 67 por cento desconheciam que o excesso de peso e a dieta, respectivamente, poderiam aumentar o risco de surgimento de câncer.
Somente um terço dos entrevistados (34 por cento) mencionou ingerir menos bebida alcoólica como um modo de reduzir o risco. E ao redor 75 por cento dos questionados eram ignorantes acerca dos riscos de câncer existentes na realização de Terapia de Reposição Hormonal ou de ter muitos parceiros sexuais.
Os resultados da pesquisa revelaram que há muita confusão em relação aos fatores que aumentam o risco de câncer, e que os indivíduos entrevistados não sabiam que a dieta, o álcool e o peso são fatores que podem influenciar este risco.
O texto completo do comunicado pode ser encontrado no
endereço
http://www.cancerresearchuk.org/news/pressreleases/ignorance_cancer_risk_12jan05
Fonte: Cancer Research UK
Copyright © 2005 Bibliomed, Inc.
Veja também