Notícias de saúde

Maior atividade física pode fazer você comer mais

20 de maio de 2021 (Bibliomed). Milhões de pessoas desejam perder peso, e o exercício físico é uma opção importante para ajudar a conseguir este objetivo. Afinal, mais calorias são consumidas através do esporte do que sentado, em pé ou deitado. Mas que influência o esporte tem sobre os hábitos alimentares (diretos)? Cientistas da Universidade Técnica de Munique (Alemanha) e da Universidade de Nebraska (Estados Unidos) investigaram esta questão.

Embora o exercício module a regulação do apetite e a ingestão de alimentos, ainda é pouco compreendido como o exercício afeta a tomada de decisões sobre a alimentação. O objetivo do recente estudo foi avaliar o impacto de uma sessão aguda de exercícios em escolhas hipotéticas relacionadas à quantidade e ao momento da ingestão de alimentos.

Na pesquisa, 41 participantes saudáveis (23 mulheres, 18 homens) com idades entre 19 e 29 anos com um IMC médio de 23,7 foram aleatoriamente designados para uma sessão de exercícios de 45 minutos ou um período de descanso de igual duração na primeira visita e completaram a outra condição do estudo na segunda visita.

As preferências de quantidade de alimentos e as preferências alimentares intertemporais (preferência para consumo imediato vs. atrasado) foram avaliadas por meio de questionários eletrônicos com dicas visuais de alimentos. Comparado ao repouso, o exercício resultou em um maior aumento na quantidade de alimento selecionada, tanto imediatamente após o exercício e 30 min pós-exercício.

Estes resultados demonstram que uma única sessão de exercícios aeróbicos muda as escolhas alimentares hipotéticas em direção a maiores quantidades e consumo mais imediato, destacando a importância do momento das escolhas alimentares feitas no contexto do exercício.

Fonte: Nutrients. DOI: 10.3390/nu13020347.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários