Notícias de saúde

Crianças pequenas podem apresentar depressão de tipo melancólico

25 de novembro de 2004 (Bibliomed).  Crianças pequenas podem apresentar quadros de depressão ainda na fase pré-escolar, e esses sintomas podem dividir-se em subtipos que, de certa maneira, vão refletir-se na idade adulta. Isso é o que indica um novo artigo publicado na revista American Journal of Psychiatry de novembro de 2004.

Buscando investigar se um subtipo melancolia, similar ao encontrado em adultos com depressão, pode ser encontrado em crianças pré-escolares deprimidas, pesquisadores da Washington University realizaram uma análise de 156 crianças com idades entre os três e os cinco anos.

Na análise das crianças, os cientistas encontraram 54 com quadros de depressão; destas, 57% delas compunham um grupo com características depressivas similares às dos adultos com depressão melancólica, um dos tipos mais severos desta doença. Neste grupo, eram características uma depressão mais profunda, alterações do cortisol, história familiar positiva para depressão, e aumento da freqüência do retardo psicomotor, tanto como outros sintomas de melancolia (como falta de alegria frente a um evento feliz).

Os investigadores concluíram que este tipo melancólico de depressão pode se manifestar em crianças muito jovens, até mesmo com três anos de idade.

Fonte: Am J Psychiatry 161:1998-2004, November 2004

Copyright © 2004 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários