Notícias de saúde

Marcapasso cerebral controla a doença de Parkinson

21 de julho de 2004 (Bibliomed). Pessoas que sofrem da doença de Parkinson no Reino Unido podem agora adquirir um novo dispositivo, semelhante ao marcapasso cardíaco, que ajuda a controlar os tremores e o enrijecimento muscular observados nesta doença. O aparelho foi aprovado para venda naquele país, a partir deste momento.

O mal de Parkinson é uma desordem degenerativa progressiva do sistema nervoso central. O novo tratamento funciona estimulando o cérebro com pequenos impulsos elétricos. Um fio que leva quatro eletrodos minúsculos é inserido no cérebro num local chamado de núcleo subtalâmico, que é responsável por controlar os movimentos.

Um gerador contendo uma bateria é implantado abaixo da clavícula, de maneira semelhante ao marcapasso cardíaco. O paciente controla o dispositivo, ligando-o ou desligando-o com um dispositivo manual magnético. Dependendo do local onde o implante no cérebro é localizado, os estímulos elétricos gerados bloquearão as ondas cerebrais que causam os sintomas da doença.

A informação foi divulgada na semana passada na edição eletrônica da revista British Medical Journal.

Fonte: British Medical Journal

Copyright © 2004 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários