Notícias de saúde

Mulheres ingerem mais "snacks" depois de submetidas a estresse

31 de Maio de 2004 (Bibliomed). O estresse e a frustração podem tornar as mulheres mais vulneráveis a comer "snacks" do que os homens, de acordo com um novo estudo.

Pesquisadores verificaram que mulheres expostas a ruídos altos e a frustrações tinham uma maior probabilidade de se viciar em alimentos como queijo, pipoca, chocolate, e batata frita que homens expostos à mesma situação.

No dia a dia, as pessoas freqüentemente conseguem responder às situações de tensão; entretanto, a real vulnerabilidade pode surgir quando o estresse e a tensão já tiverem terminado. Por exemplo, mulheres expostas a uma semana de tensão e frustrações no trabalho poderiam estar especialmente vulneráveis a comer demais nos fins de semana

Um estudo publicado na semana passada na revista Journal of Applied Social Psychology, analisou 29 homens e 34 mulheres com idades entre os 18 a 45 anos, e que acreditavam que estavam em um estudo para avaliar os efeitos do ruído no desempenho, foram solicitados que resolvessem problemas de matemática e de geometria mostrados a eles em slides, enquanto eram bombardeados com sons e ruídos.

Após a sessão, os participantes foram levados a uma sala de lanches, onde existiam queijo, pipoca, chocolate e batatas fritas, entre outros alimentos do tipo "snacks". Os pesquisadores verificaram que as mulheres, principalmente quando não conseguiam resolver os problemas apresentados, e sob o estresse e tensão criados, acabavam por ingerir uma quantidade bem maior deste tipo de alimentos.

Fonte: Journal of Applied Social Psychology

Copyright © 2004 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários