Notícias de saúde

Retirada do útero pode aumentar a atividade sexual nas mulheres

06 de Outubro de 2003 (Bibliomed). A retirada do útero pode, surpreendentemente, aumentar a atividade sexual nas mulheres após a cirurgia.

Um estudo holandês verificou que mulheres que haviam sido submetidas a histerectomias (cirurgia para retirada do útero) apresentaram tendência em ter um aumento em sua atividade sexual. Segundo o estudo, publicado esta semana na revista British Medical Journal, foram avaliadas 413 mulheres submetidas a tipos diferentes de histerectomias. O tipo de cirurgia depende da razão para a operação. A maioria das histerectomias é realizada por causa de distúrbios menstruais, endometriose (uma condição na qual o tecido que reveste internamente o útero cresce fora do órgão), tumores fibróides e câncer.

O grupo de pesquisa, do Centro Médico Universitário em Utrecht, encontrou uma redução nos problemas sexuais destas pacientes, após todas as diferentes formas da operação, e um aumento na satisfação sexual. Um total de 310 mulheres, das 352 que tinham informado ter um parceiro, disseram estarem sexualmente ativas, tanto antes como depois da cirurgia.

Somente 10 pacientes que eram sexualmente ativas antes de cirurgia não estavam tendo relações sexuais seis meses após a cirurgia. Das 32 pacientes que não eram sexualmente ativas antes da histerectomia, 17 começaram a ter relações sexuais depois.

Copyright © 2003 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários