Notícias de saúde

Novo paciente suspeito de SARS tem melhora de seu quadro clínico

15 de Setembro de 2003 (Bibliomed). O medo do surgimento de um novo surto da SARS cedeu lugar a uma nova situação de alívio - na sexta feira, em Cingapura, o pesquisador médico que havia demonstrado sinais da doença na semana passada, passou a se recuperar rapidamente. O paciente não apresentou febre nos últimos dias, e poderá deixar o hospital na próxima semana.

A Organização de Saúde Mundial (OMS) disse que este recente caso não ajusta ao perfil da SARS, e não deve ser considerado como uma preocupação para a saúde pública. As radiografias de tórax não mostraram nenhum sinal de pneumonia, por exemplo, e não havia nenhuma fonte óbvia de infecção. Assim, as autoridades dizem ser seguro viajar para Cingapura.

Mas a OMS divulgou que os países de todo o mundo devem se manter preparados para novos surtos de muitas outras enfermidades parecidas com a SARS nos próximos anos, e pede aos governos que se mantenham atentos, e que não deixem de comunicar tais doenças logo ao seu surgimento. Este alerta deve-se ao fato de que a China foi acusada de ter acobertado a erupção inicial da SARS, situação à qual os críticos atribuíram a expansão mundial do vírus.

A Síndrome Respiratória Aguda Severa infectou quase 8.500 pessoas este ano e causou a morte de mais de 800 delas, a maioria na Ásia.

Copyright © 2003 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários