Notícias de saúde

Campanha Antifumo Deve Combater Indústria, Não Consumidor

Por Andrew Holtz

CHICAGO (Reuters Health) - O ex-ministro da Saúde dos Estados Unidos Everett Koop disse na 11a Conferência Mundial em Tabaco ou Saúde que é a indústria do tabaco, e não o fumo ou os fumantes, que deve ser combatida.

Falando em uma sessão fechada durante a conferência em Chicago, Illinois, Koop estabeleceu um paralelo com sua experiência como porta-voz do governo no início da epidemia da Aids. "Disse que estávamos lutando contra a doença e não contra as pessoas que haviam contraído a mesma", lembrou Koop.

"Para o uso do tabaco, entretanto, tenho que dizer que não estamos combatendo uma doença nem os usuários de tabaco, mas estamos engajados em desafiar as organizações multifacetadas de tabaco que espalharam doença, incapacidade e morte no mundo", disse Koop.

Koop sugeriu que os defensores do controle do tabaco parem de repetir a mensagem de que o cigarro mata. Ele acredita que eles devem ter como alvo a doença e a incapacidade, em vez da morte.

Koop também recomendou lembrar não-fumantes e pessoas responsáveis pela elaboração de políticas que o tratamento médico e a perda de produtividade devido a doenças relacionadas ao fumo custam cerca de 130 bilhões de dólares por ano aos cofres norte-americanos.

Sinopse preparada por Reuters Health

Copyright © 2000 Reuters Limited. All rights reserved. Republication or redistribution of Reuters Limited content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters Limited. Reuters Limited shall not be liable for any errors or delays in the content, or for any actions taken in reliance thereon.

Faça o seu comentário
Comentários