Notícias de saúde

Visita pré-anestésica em discussão - quem deve realizá-la?

15 de julho de 2003 (Bibliomed). A visita anestésica pré-operatória é feita pelo anestesiologista para avaliar os pacientes para cirurgia, discutir a técnica anestésica mais apropriada, dar confiança ao paciente, obter consentimento informado, e prescrever drogas pré-anestésicas. Antigamente, os pacientes eram visitados pelo médico que iria anestesiá-los mais tarde, mas na atualidade a visita pré-anestésica e o ato anestésico raramente são feitos pelo mesmo profissional. Isso se deve ao crescimento dos Departamentos de Anestesiologia, e ao estabelecimento de rotinas administrativas tentando otimizar o tempo dos profissionais médicos.

Sabe-se que os pacientes prefeririam ser anestesiados pelo mesmo anestesiologista que os visitou antes de suas operações, mas a opinião dos profissionais médicos acerca da visita pré-anestésica é pouco conhecida. Pesquisadores italianos avaliaram através de questionários as duas situações - um mesmo anestesiologista, ou anestesiologistas diferentes - em relação às preferências profissionais e as razões para a escolha do método de visita pré-anestésica.

O novo estudo, publicado no último número da revista British Medical Journal, revelou que a grande maioria dos anestesiologistas italianos pesquisados (pertencentes a 99 Departamentos de Anestesiologia) preferiria trabalhar dentro da condição - um paciente, um anestesiologista (para a visita pré-anestésica e ato operatório), apesar de nem sempre ser possível esta opção devido à organização estrutural do atendimento anestesiológico em seus hospitais.

Copyright © 2003 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários