Notícias de saúde

Diabéticos poderão medir glicemia através de um olhar no espelho

13 de Maio de 2003 (Bibliomed). Pesquisadores da Universidade de Pittsburgh desenvolveram o projeto de uma inovadora lente de contato destinada a verificar a quantidade de glicose no corpo do usuário. Se eles obtiverem sucesso no estudo, diabéticos poderão medir o nível de açúcar em seu sangue com um olhar no espelho.

Sanford Asher, professor de química da Universidade de Pittsburgh, que desenvolveu um sensor capaz de detectar glicose nas lágrimas dos seres humanos, afirma que a descoberta poderia revolucionar a forma com que os doentes controlam seu nível de glicose, que hoje consiste em exames de sangue, dosagens de glicose na urina, e principalmente análise de uma gota de sangue adquirida às custas de uma picada no dedo.

A lente deve contendo um sensor químico, e poderá ser utilizada por qualquer diabético, mesmo que não necessite de correção em sua visão. O método consiste em lançar um raio de luz sobre a pupila do diabético, com o qual a lente mudaria de cor segundo o nível de açúcar no sangue do paciente, sendo que verde significa que o nível de glicose está normal, o vermelho indica que está muito baixo e o violeta, que está excessivamente alto. Mas as graduações estão em fase de adaptação para serem bem determinadas. Por ser um método muito complexo, levará algum tempo para que a lente chegue ao mercado.

A glicemia precisa ser conhecida pelo diabético para que ele possa otimizar seu controle da glicose, seja usando insulina, outros remédios orais ou fazendo exercício. Os doentes poderão determinar seus níveis de glicose apenas olhando no espelho e comparando com a cor que aparece em um gráfico.

Os cientistas perseguem a descoberta do método ideal; aquele que permita que os pacientes avaliem a quantidade de açúcar no sangue e controlem os níveis de glicose de forma menos agressiva e de maneira eficaz e confortável.

Copyright © 2003 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários