Notícias de saúde

Protetor solar é arma indispensável contra câncer de pele e envelhecimento precoce

06 de Fevereiro de 2003 (Bibliomed). “Estar bronzeado não é mais sinônimo de saúde. Ao contrário, denota falta de informação em relação aos cuidados contra o câncer de pele e o envelhecimento precoce”, afirmou o dermatologista Hamilton Ometto Stolf, conselheiro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e docente do Departamento de Dermatologia da Faculdade de Medicina da Universidade Estadual Paulista (FM/Unesp), campus de Botucatu.

Além de evitar a exposição solar intensa, principalmente no período compreendido entre 10 e 15 horas, quando os raios ultravioleta do tipo B (UVB) são mais intensos, é fundamental buscar formas de se proteger do sol, usando chapéu e filtro solar. “É importante que o filtro solar tenha proteção contra os UVA e UVB, e a escolha depende de cada tipo de pele. Ao comprá-lo, deve-se verificar se o filtro é resistente à água e se é apropriado ao grau de oleosidade da pele do usuário, para não induzir a formação de cravos e espinhas”, disse Stolf, ressaltando que, para ser eficiente, o filtro deve ser aplicado cerca de 20 minutos antes da exposição ao sol e em todas as partes do corpo.

Segundo o farmacêutico especializado em cosméticos Marcos Antonio Corrêa, da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Unesp, campus de Araraquara, os Fatores de Proteção Solar (FPS) existentes no mercado foram normatizados levando-se em consideração os raios ultravioletas do tipo B. Segundo o médico, ainda não existem produtos que contenham uma proteção específica para UVA, mas essa preocupação já existe entre os pesquisadores, uma vez que os raios do tipo A atingem as camadas mais profundas da derme, causando a flacidez dos tecidos.

Corrêa ressalta que, entre os filtros existentes, nenhum é capaz de conter 100% dos UVB e que é pouco significativo o aumento de proteção do FPS a partir de 30. Por isso, o farmacêutico aconselha que o consumidor faça uma avaliação da relação custo-benefício antes de optar por um FPS acima desse fator. Para se ter uma idéia, o FPS 8 retém 87,5% de UVB. Esse índice é 93,3% no FPS 15; 95% no FPS 20; 96,7% no FPS 30; 97,5% no FPS 40 e 98,3% no FPS 60.

Copyright © 2003 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários