Notícias de saúde

Batata transgênica pode melhorar saúde

14 de Janeiro de 2003 (Bibliomed). Cientistas da Universidade de Jawaharial Nehru, em Nova Deli desenvolveram uma batata modificada geneticamente, contendo grande quantidade de proteína, que poderia ajudar a combater a fome na Índia. A “superbatata” está em fase final de testes e já foi submetida à aprovação oficial. Os pesquisadores dizem que ela poderia cumprir um importante papel num programa do governo indiano para fornecer água limpa, vacinação e melhor alimentação para a população do país nos próximos 15 anos.

No estudo, publicado na revista especializada New Scientist, os pesquisadores adicionaram à batata comum um gene chamado AmA1, aumentando em 33% a concentração de proteína, incluindo também alta concentração de aminoácidos considerados essenciais à saúde. A proteína adicionada é proveniente da planta amaranto, encontrada na América do Sul e vendida em algumas lojas de produtos naturais. Segundo o bioquímico do Instituto Indiano de Ciência de Bangalore, Govindarajan Padmanaban, a batata transgênica não possui genes que aumentam a resistência da planta a pragas. Ela contém “um gene que melhora a nutrição e que vem de uma planta. Além disso, não se trata de um elemento que provoca alergias”, informou.

O bioquímico espera que os grupos ambientalistas ocidentais não critiquem a batata como fizeram com o “arroz dourado”, desenvolvido para conter mais vitamina A. “As necessidades de países em desenvolvimento são muito diferentes das dos países ricos. Eu acho que uma oposição seria moralmente indefensável”, explicou o bioquímico. Assim como a batata e o arroz, outros alimentos também já receberam doses adicionais de proteína. Os cientistas já produziram variedades de milho com proteína adicionada, além de pão e farinha de trigo naturalmente enriquecidos com farinha de amendoim. Para os ambientalistas, a batata só deveria ser aprovada se passar nos testes ambientais e de segurança para a saúde. “Queremos ter certeza de que a introdução de plantações de transgênicos não irá provocar problemas”, concluíram.

Copyright © 2002 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários