Notícias de saúde

Dois em cada três bebês têm contato com antibióticos antes de completar um ano de vida

30 de Dezembro de 2002 (Bibliomed). A resistência a antibióticos é uma grande preocupação mundial, mas ainda não se sabe se a exposição precoce às drogas é um fator importante no desenvolvimento dessa resistência. Diante disso, pesquisadores escoceses realizaram um estudo para avaliar quando as crianças entram em contato com antibióticos e quais os padrões de resistência entre pacientes com idade entre zero e 40 anos. A equipe da Universidade de Dundee e da Universidade de St. Andrews analisou dados de todas as crianças nascidas em 1993, em Tayside, no leste da Escócia, e constatou que, para 63% dos bebês, esse contato aconteceu antes de um ano de idade. Esse índice subiu para 75% nos dois primeiros anos de vida.

Os pesquisadores observaram, ainda, que os meninos eram expostos a antibacterianos mais cedo do que as meninas (67% dos meninos receberam antibiótico antes de completar um ano de vida, comparados a 60% das meninas), e que as crianças de lares carentes têm um risco maior de receber prescrição de antibióticos do que aquelas de lares mais abastados. “Dois estudos anteriores relataram que crianças de áreas mais ricas estavam mais propensas a receber antibióticos do que as de áreas mais pobres. No entanto, ambos os estudos mediram a exposição total, em vez de avaliar a primeira exposição ao medicamento”, explicou o pesquisador Peter Davey, da Unidade de Monitoramento de Medicamentos da Universidade de Dundee. A pobreza estaria associada a taxas mais altas de infecções respiratórias, segundo os pesquisadores, devido à aglomeração, ao fumo e a um índice mais baixo de amamentação.

Testes com amostras de urina mostraram que a resistência adquirida por meio de exposição a drogas não permanece constante à medida que a criança cresce. “A exposição foi maior durante os primeiros dois anos de vida e depois caiu a partir desse ponto de forma constante. A resistência aumentou com a idade até os 6 anos, depois caiu até chegar aos 20 anos, e depois aumentou com a idade”, disseram. As descobertas foram publicadas no Journal of Antimicrobial Chemotherapy.

Copyright © 2002 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários