Notícias de saúde

Neste ano serão mais de 36 mil novos casos de câncer de mama no Brasil

05 de Dezembro de 2002 (Bibliomed). O câncer de mama é o tumor mais freqüente nas mulheres e o que mais mata na população feminina – a doença atinge uma em cada grupo de dez mulheres e é fatal em 30% dos casos. Estima-se que, neste ano, serão registrados mais de 36 mil novos casos da doença no Brasil. Outro dado alarmante: de 60% a 70% dos casos de câncer de mama no país são diagnosticados tardiamente, quando a doença está mais agressiva e o tratamento é menos eficaz.

Para mudar esse quadro, é importante conscientizar toda a população para a importância da prevenção e do diagnóstico precoce. “Quando a mulher desenvolve um câncer é porque alguma coisa influenciou, algum tempo antes. Por isso, é importante interferir nos hábitos de todas as mulheres, independente da faixa etária”, justificou Clécio Lucena, mastologista da Santa Casa de Belo Horizonte, Minas Gerais.

O especialista ressalta a necessidade de se tomar medidas preventivas, como manter hábitos alimentares saudáveis, praticar atividades físicas, evitar álcool e cigarro, além de fazer exames regulares. “As causas do câncer de mama ainda não são bem definidas, mas sabe-se que é uma associação de fatores externos, genéticos e individuais”, afirmou, acrescentando que 50% dos óbitos decorrentes da doença poderiam ser evitados com exames clínicos periódicos, mamografias de rastreamento e auto-exame.

O auto-exame deve ser feito mensalmente, a partir dos 25 anos. As mulheres devem procurar sinais de nódulos na mama e gânglios nas axilas, além de observar alterações na pele e no bico do peito. Diante de qualquer alteração, ela deve procurar um médico imediatamente. O exame clínico deve ser feito pelo menos uma vez por ano. Já a mamografia deve ser feita pela primeira vez por volta dos 35 anos e repetida aos 40 anos. Entre os 40 e os 50 anos, a mulher deve repetir o exame a cada dois anos, dependendo do histórico clínico. A partir dos 50 anos, a mamografia deve anual.

Copyright © 2002 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários