Notícias de saúde

O uso do medicamento utilizado no tratamento da acne aumenta nos Estados Unidos

31 de Maio de 2002 (Bibliomed). O Accutane (isotretinoína) é um medicamento utilizado para tratamento da acne grave. Um estudo feito nos Estados Unidos mostra que, na última década, seu uso cresceu assustadoramente, apesar do mesmo estar ligado a efeitos colaterais graves.

O medicamento pode causar defeitos congênitos graves, e por isto se for utilizado em mulheres em período reprodutivo estas devem utilizar também um método contraceptivo seguro, como anticoncepcionais injetáveis. Existem também evidências, ainda não confirmadas, de que o medicamento possa estar ligado à depressão e ao suicídio. Os estudos ainda não foram capazes de demonstrar esta ligação de forma conclusiva.

A Food and Drug Administration, conhecido como FDA, é o órgão nos Estados Unidos responsável por controlar o uso e a venda de medicamentos e outros produtos. Este registrou um aumento de 250% na prescrição da droga entre 1992 e 2000. Os pesquisadores deste órgão, liderados pela Dra. Diane K, Wysowski, observam que o crescimento populacional não acompanhou este crescimento no uso do medicamento – houve um crescimento de apenas 9% na população adolescente e de 4% na população de adultos jovens entre 1995 e 2000.

Além disto, o Accutane, que foi liberado em 1982 para tratamento da acne grave que não tenha respondido a outras formas de tratamento, está sendo utilizado em indivíduos portadores de acne leve a moderada. As drogarias aviaram aproximadamente 20 milhões de receitas de Accutane entre 1982 e 2000, e o número de prescrições está aumentando a cada ano.

O uso tão difundido de uma droga com possíveis efeitos colaterais tão graves pode ter conseqüências importantes. Embora ainda não confirmada, não se pode excluir a possível ligação entre o uso do medicamento e distúrbios psiquiátricos. Em janeiro deste ano, um adolescente de 15 anos previamente normal segundo sua família e seus amigos, sem envolvimento com álcool ou drogas, roubou um avião na escola de vôo que freqüentava em Tampa, na Flórida, e o colidiu contra um prédio do Bank of America, matando-se. Em sua roupa foi encontrado um bilhete de suicídio dizendo que sua ação fora planejada em um gesto de simpatia para com o movimento terrorista liderado por Osama bin Laden, que foi responsável pelo atentado terrorista de 11 de setembro do ano passado. O jovem nunca havia manifestado antes, segundo seus colegas de escola e sua família, simpatia para com o movimento islâmico e havia ficado chocado com o atentado. Em sua casa foi encontrada uma prescrição de Accutane. É possível que os efeitos psiquiátricos da droga, que podem causar sintomas depressivos e mesmo suicídio ou tentativas de suicídio, tenham contribuído para a ação do jovem.

Os efeitos teratogênicos – capacidade de causar deformidades em fetos de mães em uso do medicamento – são bem estabelecidos, e existem exigências de uso de contracepção segura em mulheres que estejam em tratamento. Em janeiro, a Hoffmann-La Roche, fabricante do medicamento, distribuiu aos médicos e farmacêuticos uma atualização das exigências feitas para prevenção de gravidez em mulheres que estejam utilizando o medicamento.

O estudo da FDA foi publicado na revista médica Journal of the American Academy of Dermatology, e é um alerta para que os médicos não deixem de considerar os possíveis riscos advindos do uso do medicamento, e que, em casos leves ou moderados, em primeiro lugar tentem outras estratégias de tratamento reservando o uso do Accutane apenas para casos graves e resistentes.

Copyright © 2002 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários