Notícias de saúde

Casos de Aids caem 25% no Brasil

22 de Maio de 2002 (Bibliomed). O número de casos de Aids tiveram redução de 25%, no ano passado, em relação a 2000, segundo estimativa do coordenador nacional do Programa de Doenças Sexualmente Transmissíveis/Aids, Paulo Roberto Teixeira. É o que indica novo boletim epidemiológico, divulgado na última segunda-feira, com dados até setembro. Nos nove primeiros meses de 2001, foram registrados 7.363 novos casos. Apesar de faltarem três meses para o fechamento do ano de 2001, o resultado final seguramente será inferior aos 17.506 casos de 2000, podendo até superar a estimativa de Teixeira.

O boletim revela também queda de 5% nos casos de transmissão por uso de droga injetável em homens. Em 2000, eles respondiam por 19% do total de casos. Entre janeiro e setembro do ano passado, o índice caiu para 14%. Teixeira atribui essa diminuição às ações preventivas, como a distribuição gratuita de seringas para usuários.

Já o números de casos entre os heterossexuais está aumentando, principalmente entre as mulheres de 25 a 49 anos, casadas, fiéis e com baixo poder aquisitivo. Oito em cada 10 mulheres com Aids foram contaminadas através de relação sexual heterossexual. Entre os homens, esse percentual cai pela metade: 40%. Segundo o coordenador, a mulher ignora a vida sexual do companheiro antes do casamento e as relações extraconjugais dele. “A população feminina é hoje o grupo mais vulnerável”, afirma Teixeira.

A única forma de se proteger é usar o preservativo. Entre os homossexuais, a transmissão permanece praticamente estável, já que a queda registrada nos nove primeiros meses do ano passado foi de 1%. O governo estima que existam no País 1,1 milhão de homossexuais contaminados pelo vírus e decidiu, pela primeira vez, realizar uma campanha específica para esse público, a partir de junho. A campanha incentivará a auto-estima do homossexual e sua aceitação pela família, além de defender o uso de camisinha. "Respeitar as diferenças é tão importante quanto usar preservativo" é o lema.

Copyright © 2002 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários