Notícias de saúde

OMS Reclama da Rejeição ao Domínio ".health"

GENEBRA (Reuters) - A Organização Mundial de Saúde (OMS) disse na sexta-feira que está extremamente desapontada com a decisão do conselho que regulamenta a Internet, a Icann, de não criar um endereço especial na Internet para sites relacionados à saúde, e acrescentou que deverá recorrer da decisão.

A OMS propôs a extensão ".health" para sites de cuidados à saúde cuja qualidade e padrões éticos deveriam ser aprovados pela organização com a ajuda de instituições públicas da área, grupos de consumidores e entidades acadêmicas.

Mas a Icann ignorou a proposta ao promover uma grande mudança no perfil da Internet na quinta-feira, aprovando sete novas terminações para os endereços de páginas na Web, para complementar os já existentes ".com", ".net", ".gov" e ".org".

Das 44 propostas de sufixos apresentadas, a Icann escolheu ".biz", ".info", ".name", ".pro", ".museum", ".aero" e ".coop" e rejeitou uma série de outras propostas amplamente debatidas pela indústria.

"A OMS entendeu por meio do noticiário sobre Internet que nossa candidatura para domínios '.health' foi recusada", informou a sede da ONU, em Genebra, por meio de uma nota oficial.

"Nós estamos extremamente desapontados com isso, se for confirmado, e estamos esperando ansiosamente a revisão dessa decisão, especialmente sob a luz das decisões que possibilitaram os outros sufixos. Vamos começar a buscar maneiras de recorrer imediatamente", disse o comunicado.

Sinopse preparada por Reuters Health

Copyright © 2000 Reuters Limited. All rights reserved. Republication or redistribution of Reuters Limited content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters Limited. Reuters Limited shall not be liable for any errors or delays in the content, or for any actions taken in reliance thereon.

Faça o seu comentário
Comentários