Notícias de saúde

Lista telefônica terá relação de genéricos

08 de Abril de 2002 (Bibliomed) - As novas listas telefônicas, distribuídas a partir deste mês na região metropolitana de Curitiba e do Rio de Janeiro, contêm a relação atualizada dos medicamentos genéricos e seus produtos de referência. A iniciativa, uma parceria entre Ministério da Saúde, Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e Grupo TeleListas, visa aumentar o conhecimento da população sobre esses remédios.

"Vemos a idéia como uma boa iniciativa, sobretudo, pelo seu caráter de utilidade pública, porque as listas são um bom instrumento de divulgação. Os consumidores terão à disposição uma lista de genéricos para que possam estar sempre atualizados sobre o assunto", afirma a gerente geral de Medicamentos Genéricos da Anvisa, Vera Valente.

Para o presidente do Grupo TeleListas, Milton Kelmanson, a alternativa de trazer impressa nas listas telefônicas a relação dos medicamentos genéricos é uma opção a mais para aumentar a oferta de informações aos consumidores em todo o País. "O acesso do consumidor aos nomes e aos próprios medicamentos genéricos vão aumentar em todo o Brasil”, aposta. A listagem também está disponível na versão on-line da lista telefônica: o site www.telelistas.net.

O projeto foi lançado oficialmente na última quarta-feira no Paraná. A idéia é que todas as cidades brasileiras recebam o novo catálogo até o final do ano. A listagem oficial dos medicamentos genéricos vai ser publicada nas 200 listas distribuídas pelo Grupo TeleListas no País, totalizando 26 milhões de exemplares entregues anualmente. O TeleListas foi escolhido pelo Ministério da Saúde por ser líder no setor.

Os genéricos se tornaram uma alternativa na diminuição dos custos com saúde. Eles são, em média, 40% mais baratos que os medicamentos de referência. Além disso, a entrada desses medicamentos no mercado aumentou a concorrência. Os laboratórios que querem manter sua participação no mercado estão sendo forçados a baixarem os preços de seus remédios.

Copyright © 2002 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários