Notícias de saúde

Anvisa registra mais dois genéricos

Belo Horizonte, 16 de Janeiro de 2002 (Bibliomed). A Agência Nacional de Vigilância Sanitária concedeu registro a mais dois medicamentos genéricos: um para tratamento de AIDS e outro anti-hipertensivo. A versão genérica destas drogas representa economia de 35% e 64,9%, respectivamente.

Os medicamentos genéricos representam hoje uma opção mais viável para a maior parte da população. Seu preço inferior aos medicamentos “de marca” não se deve à menor eficácia ou menor controle de qualidade: apenas representam melhor o preço de custo do medicamento, que no caso dos comerciais, é aumentado muito pelos custos com propaganda e campanhas publicitárias.

A Anvisa, antes de conceder registro a estes medicamentos, realiza testes de padrão mundial para verificação de eficácia, absorção e distribuição da droga no corpo, como forma de garantir que a droga comercializada como genérica tenha exatamente a mesma eficácia e indicação que a droga com nome comercial.

O anti-retroviral Sulfato de Indinavir, conhecido comercialmente como Crixican, faz parte do coquetel para tratamento da Aids, distribuído gratuitamente pelo governo federal. Este é o quinto medicamento genérico registrado pela Anvisa para o tratamento da doença.

O anti-hipertensivo e diurético registrado é a associação cloridrato de amilorida + hidroclorotiazida, cujo nome comercial é Moduretic (Prodome). Este é o sétimo genérico aprovado para tratamento da hipertensão arterial.

A hipertensão tem prevalência bastante alta, estimando-se que 12 milhões de brasileiros sofrem da doença. Esta prevalência faz com que as doenças circulatórias tenham o maior índice de mortalidade no Brasil. A diversidade de genéricos anti-hipertensivos já é suficiente para atender às necessidades de prescrição médica.

A tendência é que surjam genéricos para tratamento das doenças mais prevalentes no Brasil, em variedade suficiente para que se possam fazer ajustes de doses e esquemas de tratamento. Desta forma, quando o paciente ou o médico optarem pelo uso de genéricos, encontrarão opções suficientes para o tratamento da doença em questão com menor custo.

Copyright © 2002 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários