Notícias de saúde

Italiana grávida duas vezes dá à luz à primeira filha

Belo Horizonte, 11 de Janeiro de 2002 (Bibliomed). A italiana Flavia D’Angelo, de 20 anos, grávida duas vezes, deu à luz a uma menina, fruto de sua primeira gravidez. Flavia continua esperando trigêmeos, concebidos quando a italiana estava grávida de três meses.

O bebê nasceu pesando pouco mais de três quilos. O parto ocorreu no mês passado em uma clínica em Roma, para onde Flavia deve retornar em março, para o nascimento dos trigêmeos.

Os exames revelaram que são dois meninos e uma menina. Riccardo Tarquini, marido da italiana, não deu detalhes e apenas informou que o bebê e Flavia passam bem.

A dupla gravidez foi descoberta no sexto mês de gestação, após exames de rotina. A notícia foi recebida com apreensão e espanto pela família. Esta é a primeira vez na história em que um caso deste tipo é registrado. D’Angelo afirmou que não fez qualquer tratamento de fertilidade e disse que não compreende como foi possível ficar grávida duas vezes.

Como existem apenas suposições sobre um caso tão raro, Flavia confessou a apreensão no que diz respeito ao bem-estar dos bebês. Teoricamente, seria impossível engravidar uma segunda vez, enquanto já se espera outra criança. Segundo o processo comum, a ovulação é interrompida quando ocorre uma gravidez. Até o parto ou o início do período de amamentação, não há ovulação ou menstruação.

O fenômeno da superfecundação já foi registrado, em casos raríssimos, em animais. Para os especialistas que acompanham ou que ficaram sabendo do caso, ovular três vezes simultaneamente durante uma gravidez em curso não é um caso apenas raro, mas também uma ocorrência extraordinária. Os médicos explicam que a probabilidade de nascimento de trigêmeos, normalmente, é de um a cada seis mil partos.

Os especialistas lembram que mais fácil que uma dupla gravidez seria ganhar na loteria. Alguns médicos acreditam que há grandes chances de que os trigêmeos nasçam prematuramente.

Copyright © 2002 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários