Notícias de saúde

Doenças psiquiátricas estão entre as principais causas de incapacidade para o trabalho

Belo Horizonte, 28 de Dezembro de 2001 (Bibliomed). O "Relatório sobre a Saúde Mental no Mundo/2001" da Organização Mundial de Saúde (OMS), que teve sua versão em português apresentada durante a III Conferência Nacional de Saúde Mental, em Brasília, revela que há muitos portadores de sofrimento mental sem tratamento adequado. Mostra também como as doenças psiquiátricas têm sido incapacitantes para o trabalho, o que não deveria acontecer se os pacientes estivessem bem acompanhados pelo médico.

Os transtornos depressivos são hoje a quarta causa de incapacitação no mundo. Em 2020, representarão a segunda causa. Na população de 15 a 44 anos, entre as dez causas que mais incapacitam, cinco são distúrbios psiquiátricos. Em relação à incapacidade para o trabalho, a depressão perde somente para a Aids. Os transtornos por alcoolismo estão em quinto lugar.

Estimativas apontam que entre 10% e 15% da população mundial sofrem algum distúrbio psiquiátrico. No Brasil, nos últimos 15 anos, o número de suicídios aumentou cerca de 15%, embora a taxa brasileira continue abaixo da média mundial. Acredita-se que aproximadamente 10 mil pessoas morram em decorrência de suicídio por ano.

O abuso do álcool é um dos problemas de destaque no Brasil, segundo estudo realizado na capital carioca há seis anos. O país apresenta um dos índices mais elevados de problemas psiquiátricos associados ao excesso de ingestão de bebidas alcoólicas. Fato que também é registrado na França. Apesar de existirem tratamentos disponíveis na rede pública para os dependentes de álcool, poucas pessoas procuraram as unidades de saúde.

De acordo com a coordenação de Saúde Mental e Abuso de Substâncias da Organização Mundial de Saúde, cerca de 70% dos pacientes alcoólatras melhoram com os tratamentos. O problema é que, em determinadas regiões do mundo, estão sem tratamento pelo menos 90% desses doentes. Na opinião dos técnicos, são poucos os investimentos na área da saúde mental.

Copyright © 2001 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários