Notícias de saúde

Criada nova Diretoria da Sociedade Brasileira de Cardiologia para proteção aos pacientes

Belo Horizonte, 24 de Dezembro de 2001 (Bibliomed). O presidente eleito da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), Dr. Juarez Ortiz, está implantando uma diretoria de proteção a pacientes, abrangendo os que têm planos de saúde e o cliente do Sistema Único de Saúde. O objetivo é dar total transparência nas relações entre as partes envolvidas na prestação de serviços de saúde.

A diretoria vinculada à SBC poderá ter integrantes de outras instituições. O novo órgão deverá atuar como orientador e mediador em questões polêmicas. Quando um usuário é atendido por um hospital ou profissional fora da rede credenciada, por exemplo, o impasse acontece na hora do reembolso ou do pagamento da diferença.

Segundo o Dr. Juarez ortiz, em casos de impasse a solução pode sair de um conselho arbitral.

Outra proposta do novo órgão é padronizar os procedimentos dos planos de saúde. Os casos de emergência, na opinião do dirigente da SBC, devem ser atendidos no hospital mais próximo da ocorrência, independente de credenciamento.

A Sociedade Brasileira de Cardiologia é a maior entidade representativa de uma especialidade médica brasileira, com oito mil sócios.

A posse do presidente acontecerá na sede da Academia Nacional de Medicina, no próximo dia 4 de janeiro às 11 horas. Endereço: Rua General Justo, 365 – 7º andar – Rio de Janeiro.

Copyright © 2001 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários