Notícias de saúde

Curitiba será centro de referência para câncer em crianças

Belo Horizonte, 14 de Novembro de 2001 (Bibliomed). A partir de fevereiro do ano que vem estará funcionando em Curitiba o Centro de Genética Molecular e Pesquisa de Câncer em Crianças. O local será um centro de referência para a América do Sul em pesquisas relacionadas ao câncer infantil e vai funcionar próximo ao Hospital de Clínicas de Curitiba. O principal objetivo do centro é estudar as mutações do DNA em crianças parentes de outras que tiveram o mesmo tipo de câncer e encaminhá-las para um acompanhamento clínico, levando-as à cura.

O projeto foi apresentado na última semana pelo coordenador de pós-graduação em Pediatria do HC, Ronald Figueiredo, e por Raul Ribeiro, diretor da Internacional Autrich Program, uma instituição que desenvolve trabalhos humanitários e científicos em crianças de países do Terceiro Mundo portadoras de câncer.

Com o novo centro, os especialistas consideram que terão mais chances de extirpar, ainda em fase inicial, tumores que, provavelmente, só seriam identificados a partir de alterações físicas na criança, quando a chance de cura é de apenas 40%. Se a criança for acompanhada desde o início, a expectativa é de que a porcentagem caia para zero.

Com diagnósticos mais rápidos e precisos para o câncer em crianças, também será possível buscar novas formas de tratamento e estudar possíveis origens dos tumores, como questões genéticas, ambientais e étnicas.

Parte dos equipamentos que serão utilizados no hospital foi doada pelo hospital Saint Jude, que fica nos Estados Unidos, onde o paranaense Raul Ribeiro trabalha como médico. O hospital norte-americano é considerado o quarto maior em atendimento a crianças com câncer.

A incidência de câncer em crianças no Brasil é próxima a 130 casos por milhão de habitantes, ou 9.360 novos casos por ano. Os especialistas consideram fundamental o investimento em centros de pesquisa como o de Curitiba porque, além de salvar vidas, o País poderá economizar US$ 140 milhões com tratamentos, anualmente.

Copyright © 2001 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários