Notícias de saúde

Boas notícias sobre Aids no Brasil

Belo Horizonte, 02 de Novembro, 2001 (Bibliomed). A capital do Paraná, Curitiba, anunciou esta semana que dará início a uma iniciativa pioneira no País. A Prefeitura vai disponibilizar exames de detecção do vírus HIV, responsável pela Aids, em todas as unidades de saúde da rede pública localizadas na cidade.

Uma campanha de incentivo à detecção será veiculada em emissoras de rádio e televisão e terá como público alvo, principalmente, pessoas que estiveram expostas recentemente à situação de risco.

A iniciativa será patrocinada pelo Ministério da Saúde, que avalia a possibilidade de levar o programa criado na capital para outras cidades brasileiras.

Os kits para a realização do teste serão entregues às unidades de saúde a partir do início de dezembro. Em laboratórios particulares, um teste de detecção do vírus HIV custa mais de R$ 100,00.

Em São Paulo, no Centro de Convenções Rebouças, será debatido o aumento das chances de sobrevida entre crianças brasileiras soropositivas e alternativas de tratamentos, durante o Encontro Nacional Pediátrico sobre Aids, nos dias 5 a 8 de novembro.

Segundo infectologistas, a expectativa de vida de três anos nos anos 80 para crianças com Aids aumentou para dez anos em 1990. Além disso, adolescentes portadores do vírus HIV têm saúde e qualidade de vida como qualquer outra pessoa.

Outra boa notícia é que pesquisas recentes revelaram que os programas de Redução de Danos, desenvolvidos em parceria com a Coordenação Nacional de DST/Aids, estados, municípios e organizações da sociedade civil, estão contribuindo para a redução significativa da prevalência de Aids entre usuários de drogas injetáveis.

Em 1996, 65% dos usuários dessas drogas da Baixada Santista estavam infectados pelo HIV. No ano de 2000, o percentual caiu para 42%. Em Salvador essa redução foi ainda maior: de 49% para 7% e, no Rio de Janeiro, de 25% para 8%, nos mesmos períodos.

Os resultados desses estudos fazem parte do livro "A Contribuição dos Estados Multicêntricos Frente à Epidemia de HIV/Aids entre UDIs no Brasil: 10 anos de Pesquisa e Redução de Danos", lançado em outubro.

Copyright © 2001 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários