Notícias de saúde

SUS atende 2,5 vezes mais casos de violência contra mulher do que contra homem

27 de novembro de 2012 (Bibliomed). Em 2011, 5.496 mulheres foram internadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) vítimas de agressões físicas. Além dessas, outras 37,8 mil, com idades entre 20 e 59 anos, precisaram de atendimento ambulatorial por causa da violência. Esses números são quase 2,5 vezes maiores do que os casos registrados entre os homens da mesma faixa etária. Os dados são do Sistema de Informações de Agravos de Notificação (Sinan), do Ministério da Saúde.

Com a finalidade de incentivar o fim das agressões, que geram um gasto de R$ 5,3 milhões somente com internações aos cofres públicos, foi lançado em outubro, dentro da segunda edição da campanha Mulheres e Direitos no Brasil - parceria entre o Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV e Aids (Unaids), a União Europeia, o Fundo de População das Nações Unidas (Unfpa), e a ONU Mulheres, o eixo Violência e HIV.

O objetivo do eixo é conscientizar a população brasileira sobre redução da violência contra a mulher, promoção da equidade de gênero e da saúde feminina. Pedro Chequer, coordenador da Unaids no Brasil, explica que a violência contra a mulher pode aumentar a vulnerabilidade de contrair HIV.

Jacira Vieira Melo, diretora executiva do Instituto Patrícia Galvão, organização não governamental que atua em projetos de defesa dos direitos da mulher, ressalta que apesar da Lei Maria da Penha ser uma referência nacional e conhecida pela maioria da população, a violência contra a mulher ainda é um grave problema social. Segundo ela, para enfrentar a questão é preciso fortalecimento das políticas públicas e incremento orçamentário.

Dados do Mapa da Violência 2012, estudo feito pelo sociólogo Julio Jacobo, revelam que, de 1980 a 2010, foram assassinadas no país quase 91 mil mulheres, das quais 43,5 mil somente na última década. De 1996 a 2010 as taxas ficaram estabilizadas em torno de 4,5 homicídios para cada 100 mil mulheres.

Fonte: Agência de Notícias da Aids, 25 de novembro de 2012

Copyright © 2012 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários