Notícias de saúde

Medicamentos Antialérgicos Proibidos

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu hoje no País a venda de 12 remédios antialérgicos à base do medicamento terfenadina. Esse medicamento, informa a Agência, pode provocar arritmias cardíacas em pessoas portadoras de problemas hepáticos, ou se usada juntamente com antibióticos.

A proibição será publicada segunda-feira(17) no Diário Oficial da União e fixa prazo de 90 dias para que os laboratórios recolham os medicamentos, sob pena de notificação e multas de R$ 2 mil a R$ 200 mil. De acordo com a Anvisa, o remédio já foi vetado nos Estados Unidos pelo Food and Drug Administration (FDA) e em países da Europa.

Lançada no mercado em 1981, a terfenadina logo se disseminou e passou a liderar o mercado por não causar sonolência, até então a principal característica dos antialérgicos (anti-histamínicos). Atualmente há outras drogas disponíveis com a mesma indicação. Os medicamentos são: Histadane Cibran, Seudafen, Terfedrin, Pseudo Terfedrin, Teldafen, Teldane, Basf Generix Terfenadina, Terfenadina (Novartis), Antalégio, Afopic e Terfenadina (União Química Farmacêutica Nacional).

Sinopse preparada por eHealth Latin América

Copyright © 2000 BoaSaúde

Faça o seu comentário
Comentários