Notícias de saúde

Estudo quer identificar relação entre saneamento e saúde

Belo Horizonte, 03 de Setembro de 2001 (Bibliomed). O Centro de Vigilância Sanitária de São Paulo deve terminar em cerca de dois meses um estudo sobre a relação dos recursos hídricos com a ocorrência das doenças na população.

A pesquisa foi feita nos municípios de Mairiporã e Itapecerica da Serra. Todos os casos de atendimento ambulatorial e de internação hospitalar feitos no ano passado pelo Sistema Único de Saúde (SUS) foram mapeados.

Os pesquisadores querem verificar a região onde moram os pacientes, identificando se a ocorrência de doenças tem relação com a falta de tratamento de esgoto e de uma rede de água. Fatores como a distância do posto de saúde foram levados em conta.

Os resultados, segundo afirmam os técnicos da Vigilância, poderão ser utilizados pelas administrações no momento de definir em que locais os investimentos em saneamento básico serão feitos.

Os dois municípios foram escolhidos por estarem no cinturão periférico da Região Metropolitana de São Paulo que mais cresce. As duas cidades ficam em áreas de proteção de mananciais e têm urbanização desigual. Em muitos pontos, a ocupação é clandestina.

O projeto está sendo desenvolvido com recursos no valor de R$ 70 mil do Fundo Estadual de Recursos Hídricos (Fehidro) e inclui o trabalho de prefeituras, secretarias públicas e geógrafas.

Estão sendo avaliados os casos de diarréia, hepatite A, leptospirose e esquistossomose. Em Mairiporã, está sendo investigada também a ocorrência de leishmaniose.

Dados preliminares indicam que, em 2000, foram registrados cerca de 2 mil casos de diarréia em Itapecerica da Serra e 3 mil em Mairiporã. Após esse mapeamento, os especialistas estão verificando se os bairros com a pior qualidade sanitária têm registros maiores dessas doenças. Na divisa entre Itapecerica e o bairro paulistano do Campo Limpo, as suspeitas parecem estar se confirmando.

Além da falta de saneamento básico, a Vigilância Sanitária quer avaliar se a saúde da população pode ser afetada pela falta ou pelo abastecimento irregular de água.

Copyright © 2001 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários