Notícias de saúde

Ciência quer conhecer efeitos da acupuntura

Belo Horizonte, 08 de Agosto de 2001 (Bibliomed). Os cientistas querem descobrir como funciona a acupuntura no corpo e seus benefícios para a saúde. Estudos recentes de pesquisadores de neurociência da Universidade de Pequim utilizaram as agulhas da acupuntura em pacientes viciados em heroína. Uma agulha foi introduzida entre o polegar e o dedo indicador, durante 30 minutos diários, por duas semanas.

Os pacientes que fizeram parte da pesquisa apresentaram redução da compulsão pela droga. Segundo os pesquisadores, a agulha nesse ponto estimula a liberação de endorfinas, que agem de modo parecido ao da morfina e da heroína.

As afirmações dos cientistas de Pequim, no entanto, não foram confirmadas por outros estudos. A pesquisa também não apresentou resultados eficazes em pacientes que tentavam largar o cigarro.

No Ocidente, acredita-se que a acupuntura tenha efeitos positivos contra a dor. Pessoas com dores na coluna, na cabeça e com artrite costumam buscar a técnica milenar para ter alívio. Os cientistas afirmam que inserir as agulhas em certos pontos do corpo estimula o sistema nervoso a liberar substâncias similares à morfina, que bloqueiam sinais de dor.

A acupuntura também poderia liberar neurotransmissores que influenciam o sistema circulatório e a defesa imunológica do organismo. Além dos estudos da Universidade de Pequim, inúmeros outros já foram feitos em todo o mundo.

Alguns deles avaliaram se as agulhas estimulam as fibras nervosas que transmitem impulsos de dor e identificaram que a acupuntura funciona como um analgésico que libera endorfina.

Desde que a acupuntura chegou ao Ocidente, os cientistas tentam substituir o misticismo por fatos comprovados cientificamente. Os resultados, até agora, não solucionaram as dúvidas. Jeanette Ezzo, epidemiologista da Coligação Nacional do Câncer dos Estados Unidos, afirma que 95% dos estudos são mal formulados e têm pouca expressão. As variações na escolha de pontos a serem perfurados e o tempo de duração dos experimentos invalidam e dificultam os resultados.

Enquanto a ciência não descobre com precisão os efeitos da técnica, os praticantes orientais da técnica chinesa explicam: a acupuntura manipula a energia vital do corpo, balanceando as forças opostas e trazendo harmonia.

Copyright © 2001 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários