Notícias de saúde

Podologia: a saúde a seus pés

Belo Horizonte, 30 de Julho de 2001 (eHealthLA). Calos, calosidades, espessamento da planta do pé, verrugas, unhas encravadas e micoses. Difícil encontrar quem nunca teve um desses problemas nos pés e não ficou em dúvida sobre quem procurar para resolvê-los.

Muita gente não sabe, mas atualmente já existe um ramo de atividade definido para cuidar do bem-estar dos pés: a podologia.

O podólogo não é um médico, mas um profissional da área de saúde que trabalha regulamentado e supervisionado por uma portaria que determina procedimentos e normas técnicas. Em alguns países, é possível encontrar esse técnico em hospitais, clínicas e unidades ambulatoriais.

Segundo Orlando Madella Júnior, presidente da Associação Brasileira de Podólogos (ABP), a regulamentação ocorreu a partir do Decreto Lei 41.904, de junho de 1957, instituindo a podologia como uma atividade afim da Medicina.

Em agosto de 1993, a portaria número 11 do Centro de Vigilância Sanitária da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo consolidou a atividade, definindo normas técnicas e procedimentos para o podólogo.

Madella afirma que a muitas pessoas não dão importância aos pés, escondidos durante a maior parte do dia pelos calçados. O descuido pode agravar problemas como onicomicose (um mal infeccioso), fissuras, calos e até a perda de sensibilidade na extremidade dos dedos em decorrência da diabetes.

Para exercer a podologia, uma atividade ainda desconhecida, é obrigatório ter habilitação com certificado reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC), assinar um termo de responsabilidade e possuir um alvará de funcionamento para o local onde ocorre o atendimento.

As dicas dos podólogos para manter os pés saudáveis são: lavá-los diariamente com água morna e sabonete neutro, secá-los delicadamente com uma toalha, evitar o uso de sapatos apertados e utilizar meias de algodão. Calos e calosidades nunca devem ser cortados e, sim, lixados após o banho.

Na hora de cortar as unhas, o ideal é deixá-las não muito curtas, com formato reto, sem retirar as laterais. Cremes com hidratante devem ser aplicados se a pele estiver seca. Se há excesso de transpiração, é adequado fazer uso dos polvilhos específicos para o pé.

Copyright © 2001 eHealth Latin America

Faça o seu comentário
Comentários