Notícias de saúde

Doença de Chagas é erradicada em Minas

São Paulo, 02 de Julho de 2001 (eHealthLA). Além de São Paulo, agora mais sete estados brasileiros estão livres da Doença de Chagas. Minas Gerais é o mais novo estado a ser certificado, 93 anos depois do cientista Carlos Chagas identificar a doença in loco.

A Fundação Nacional de Saúde - Funasa, órgão executivo do Ministério da Saúde, recebeu o relatório para a certificação da eliminação da transmissão vetorial da Doença de Chagas da Organização Pan-Americana de Saúde, OPAS, no último dia 21.

Com isto, Minas Gerais passa a ser o oitavo estado brasileiro a receber a certificação. Os outros já certificados são: Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Goiás, Rio de Janeiro, Pernambuco e Paraíba.

Estas certificações decorrem do trabalho desenvolvido pelo Ministério da Saúde, por intermédio da Funasa, priorizado a partir de 1975 com a realização de inquéritos entomológico e sorológico em todo o país e que direcionaram a implementação das medidas de controle vetorial em toda a área de risco do país, sendo aplicados recursos da ordem de US$ 600 milhões, envolvendo o trabalho direto de mais de 6 mil servidores da Fundação.

93 ANOS - A doença foi identificada em Minas Gerais em 1908 pelo médico sanitarista Carlos Chagas, a propósito um cientista mineiro. A expansão da área endêmica da doença ocorreu a partir de 1920, no sentido Sul/Norte.

A partir de 1991, por decisão dos ministérios da Saúde dos países do Cone Sul, foi implementado um esforço conjunto e continuado pela eliminação do T.infestans, transmissor da doença. O Uruguai e o Chile já foram certificados pela OPAS.

De acordo com a comissão da OPAS, que preparou o relatório entregue à Funasa, o trabalho de interrupção da transmissão vetorial foi intensificado pela Fundação nos últimos 23 municípios do norte mineiro que apresentavam a presença do barbeiro, vetor da doença, com aplicação de inseticida e busca ativa em municípios vizinhos.

Em 1999, foram encontrados apenas 32 exemplares do barbeiro e, em 2000, o número caiu para apenas 17 exemplares. Assim, a Comissão concluiu pela situação de interrupção da transmissão vetorial da doença no estado de Minas Gerais.

Para garantir a continuidade do Programa de Controle da Doença de Chagas (PCDCh), a Funasa incluiu as suas atividades essenciais na Programação Pactuada e Integrada da área de Epidemiologia e Controle de Doenças com a definição de parâmetros e metas para cada estado e município.

Copyright © 2001 eHealth Latin America

Faça o seu comentário
Comentários