Notícias de saúde

O diabético e a insulina é tema do "Diabetes Club"

São Paulo, 12 de Junho de 2001(eHealthLA). “Insulinização do paciente diabético” é o tema da palestra que a dra. Márcia Nery, da equipe médica de diabetes do Hospital das Clínicas de São Paulo, proferirá no próximo encontro promovido pelo Diabetes Club, dia 13 próximo.

Seqüencialmente, a professora doutora responsável pela disciplina de fisiologia da Universidade Cruzeiro do Sul, Patrícia Monteiro Seraphim, falará sobre “Regulação da Expressão Gênica do GLUT4 na Resistência à Insulina com ou sem Obesidade”.

O Diabetes Club é uma iniciativa da Equipe Médica de Diabetes do Hospital das Clínicas (FMUSP) que, com o apoio da Roche Diagnostics, objetiva congregar médicos e pesquisadores interessados em aprofundar seus conhecimentos sobre esta doença.

As reuniões ocorrem todas as segundas quartas-feiras de cada mês, às 20h, e compreendem uma palestra de cunho prático, sobre assuntos de interesse clínico, e outra sobre algum tema básico de experimentação em diferentes áreas do diabetes.

XIII CONGRESSO - Para quem se interessa pelo assunto, anote: entre os dias 10 e 14 de outubro próximo estará acontecendo o XIII Congresso Brasileiro de Diabetes, simultâneo ao IX Encontro Nacional de Educação em Diabetes e ao II Encontro Nacional de Pacientes Diabéticos e seus Familiares, no Rio de Janeiro.

O XIII Congresso Brasileiro de Diabetes apresentará variedade de assuntos, tais como epidemiologia, aspectos clínico-terapêuticos, complicações micro e macrovasculares, dislipidemia clínica básica, obesidade, diabetes gestacional, resistência insulínica clínica e básica, diabetes na criança e adolescente, diabetes no idoso e pé diabético.

Entre os convidados internacionais, confirmados, estarão Hans Henrik Parving (Dinamarca), Johnny Ludvigsson (Suécia), Décio Elzerik (Bélgica), Edward Bayster (USA) e Marja-Rita Taskinen (Finlândia).

ATIVIDADES - O IX Encontro Nacional de Educação em Diabetes e o II Encontro Nacional de Pacientes Diabéticos e seus Familiares acontecerão paralelamente ao congresso, de 10 a 12 de outubro e de 12 a 14 de outubro, respectivamente.

O primeiro terá como tema “Emoção, Didática e Pesquisa” e pretende promover a troca de experiência dos profissionais de saúde, levantando a discussão a respeito da educação em diabetes.

A conferência de abertura será feita pelo professor e psicanalista Rubens Alves. O encontro conta ainda com o Curso de Atualização em Diabetes da SBD, com discussão de casos clínicos, oficinas de trabalho e o módulo de educação DESG; o curso de didática “Ensinando a Ensinar”; e, apresentação de trabalhos de pesquisa. O Dr Zagury está discutindo todos os detalhes com a diretoria da SBD.

Já o segundo, destinado a pacientes, familiares e membros das equipes de saúde, procurará conscientizar o portador de diabetes através da abordagem de diferentes itens do tratamento da doença e da prevenção de complicações.

Dentro deste encontro será criada a “Cidade do Diabético”, com diversas palestras diárias, procurando criar um espaço descontraído e incentivador do bom controle do diabetes.

Serviços:

Mais informações pelos fone (21) 286-2846 ou pelo e-mail: diabetes@jz.com.br

Copyright © 2001 eHealth Latin America

Faça o seu comentário
Comentários