Notícias de saúde

Cientistas avaliarão a saúde ambiental

São Paulo, 07 de Junho de 2001 (eHealthLA). Em um mundo cada vez mais competitivo, e poluído, provocando grandes desequilíbrios nos macro e micro ecossistemas, o indivíduo fica permanente exposto a doenças originadas pelo meio em que vive.

Pensando nisto, um grupo mundial de cientistas, com apoio da Organização das Nações Unidas (ONU), em breve mapeará a saúde do planeta Terra.

O trabalho será realizado através de um programa em que trabalharão 1.500 pesquisadores. Denominado “Avaliação de Ecossistemas do Milênio”, o programa foi lançado no último dia 5, quando se comemorou o Dia Internacional do Meio Ambiente, pelo secretário geral da ONU, Kofi Annan.

Os cientistas terão uma verba de US$ 21 milhões iniciais para mapear ecossistemas e criar fórmulas para resgatá-los e outros US$ 15 milhões para adquirir material fotográfico aéreo do planeta.

O desafio é grande, não só pelo volume de trabalho, mas também pelo seu ineditismo. Na prática, equivale a dizer que os cientistas farão o trabalho de “médicos da Terra”, identificando seus males, prescrevendo receitas e criando remédios para curá-los. Conseguido este intento, o homem terá ganhos substanciais em qualidade de vida.

O planeta é, basicamente, dividido em cinco sistemas naturais: florestas, campos, terras aráveis, rios e oceanos.

Copyright © 2001 eHealth Latin America

Faça o seu comentário
Comentários