Notícias de saúde

Hospital de Diadema inaugura enfermaria para dependentes químicos

São Paulo, 14 de Maio de 2001 (eHealthLA). O Hospital Geral de Diadema, administrado pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp-EPM), está oferecendo um novo serviço para dependentes de crack e cocaína da região do ABCD paulista.

Trata-se da enfermaria do Proad (Programa de Orientação e Atendimento a Dependentes). Com capacidade de 10 leitos para internação e tratamento de desintoxicação, a enfermaria atende adolescentes a partir de 12 anos.

Tratamento

Ao longo dos 15 dias de internação, o dependente passará por tratamento medicamentoso, grupos de psicoterapia e expressão artística.

Durante esse período, não receberá visitas e nem manterá contato com amigos e familiares, exceto nas reuniões de terapia familiar. “Nosso objetivo é despertar nessas pessoas a vontade de fazer o tratamento.

Isolados da família e dos amigos, eles não poderão culpá-los pelo possível fracasso do tratamento”, explica a psiquiatra e coordenadora da enfermaria, Valéria Lacks.

O serviço conta com uma equipe multidisciplinar, composta por psiquiatra, psicólogo, assistente social e terapeuta ocupacional. O interessado no tratamento deverá passar na triagem feita por um psiquiatra de plantão do pronto-atendimento do hospital.

Feita a avaliação, o médico encaminhará o paciente para o Grupo de Acolhimento, uma espécie de terapia em grupo. Se houver necessidade, a pessoa será internada de imediato.

O Proad é um serviço criado pelo Departamento de Psiquiatria da Unifesp/EPM desde 1987 e destina-se ao atendimento de dependências químicas e não químicas, abrangendo Jogo Patológico, Sexo Compulsivo e Transtornos Alimentares, entre outros.

Diferentemente do atendimento que agora é oferecido pelo Hospital Geral de Diadema, na Unifesp, os pacientes são atendidos em diferentes ambulatórios e não contam com serviço de internação.

Serviço: Hospital Geral de Diadema – Av. José Bonifácio, 1641, Serraria, Diadema (SP).

Copyright © 2001 eHealth Latin America

Faça o seu comentário
Comentários