Notícias de saúde

Brasil: Associação Paulista de Homeopatia pretende ampliar assistência aos usuários da rede pública

São Paulo, 3 de Abril de 2001 (eHealthLA). A Associação Paulista de Homeopatia - APH está firmando um convênio com a Faculdade de Saúde Pública da USP para criar um Centro de Referência em Saúde Pública e incrementar a oferta de Homeopatia aos seus usuários.

"Estamos nos organizando para sermos o centro de referência em Homeopatia para a saúde pública", revela o médico Fernando Bignardi, presidente da APH e responsável pelo setor de Homeopatia da Disciplina de Geriatria da Escola Paulista de Medicina – Universidade Federal de São Paulo - Unifesp.

Além disso, a APH mantém um serviço de ambulatório, onde atende somente pacientes carentes encaminhados pela Prefeitura de São Paulo ou por entidades beneficentes.

"Colaboramos com as iniciativas que visem a solução dos problemas médicos, sociais e sanitários", afirma o presidente da entidade.

Público Leigo

Por outro lado, a APH está confeccionando um programa destinado ao público leigo usuário de Homeopatia, que será lançado em junho, com o objetivo de congregar e informar pacientes sobre todos os detalhes da prática homeopática e divulgar os resultados das pesquisas realizadas em centros de pesquisas nacionais (como o setor de Homeopatia da EPM locado na Disciplina de Geriatria da Unifesp) e internacionais.

A Homeopatia no Brasil

Em julho de 1980, a homeopatia é reconhecida como especialidade médica pelo Conselho Federal de Medicina.

Logo em seguida, ocorre a fundação da Associação Médica Homeopática Brasileira (AMHB). Atualmente, de acordo com os dados da AMHB, 9 milhões de pessoas utilizam a homeopatia.

Estima-se que sejam 15 mil médicos homeopatas em todo o País, 2 mil farmacêuticos, 553 dentistas e 100 veterinários. Desse total, 5 mil médicos estão em São Paulo.

Copyright © 2001 eHealth Latin America

Faça o seu comentário
Comentários