Notícias de saúde

BRASIL: Genérico para transplantados está sendo produzido no País

São Paulo, 30 de Março de 2001 (eHealthLA). A ciclosporina é um medicamento de uso ininterrupto por transplantados para evitar a rejeição dos novos órgãos.

Este genérico, fabricado no Brasil e na América Latina pelo Grupo EMS-Sigma Pharma, foi liberado pela Anvisa em agosto e possui preço reduzido em comparação ao medicamento de referência.

Antes da existência do genérico, a substância ciclosporina era importada e consumia cerca de US$ 100 milhões por ano do Ministério da Saúde, responsável por comprá-la e distribuí-la para uso dos transplantados.

A liberação deste genérico permite que o governo federal, que fornece grande parte desse medicamento para a população, possa abrir licitações para a compra da substância, economizando seus recursos com a concorrência entre os fornecedores.

Um dos pioneiros em transplantes no Brasil, o Dr. Sérgio Mies, professor e coordenador do grupo de transplantes de fígado da Universidade de São Paulo (USP), que já realizou mais de 500 transplantes e tem 500 pacientes aguardando na fila, ressalta a importância do medicamento ciclosporina: "No início da adaptação ao novo órgão, o paciente toma cerca de três medicamentos, entre ciclosporina, corticóides e asatoprina.

Ao longo dos anos os outros medicamentos são suspensos e o paciente fica somente com a ciclosporina. Ele vai tomá-la diariamente, duas vezes por dia, pelo resto da vida. E se não tomar, rejeita o órgão”.

Segundo doutor Mies, a vantagem adicional do genérico é que ele é mais barato. “Como a ciclosporina é fornecida pela Secretaria da Saúde, e o medicamento de referência é importado e de alto custo, a redução no preço pode proporcionar economia e, quem sabe, ampliar a distribuição".

Copyright © 2001 eHealth Latin America

Faça o seu comentário
Comentários